Batimetria do Reservatório da Barragem do Arroio Duro - Camaquã

O grupo NEPE-HidroSedi, em conjunto com a Agência da Lagoa Mirim (ALM), concluiu e apresentou o Relatório Técnico I referente ao Levantamento Batimétrico do Reservatório da Barragem do Arroio Duro – Camaquã.

A barragem do Arroio Duro, está localizada a cerca de 7 km da BR-116, km 400, no município de Camaquã-RS, sendo implantada no Arroio Duro. É uma barragem de terra, com 1.450 metros de comprimento e altura máxima de 20 metros.

A barragem supracitada foi inaugurada em 1967 pelo extinto Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS), e possui como principal objetivo atuar na regularização de vazões advindas do Arroio Duro, bem com drenar o Banhado do Colégio e demais áreas adjacentes. O reservatório da Barragem do Arroio Duro atua armazenando água no inverno, e disponibilizando-a nos períodos de safra da região, e seu perímetro irrigado conta com uma área de aproximadamente 60.000 hectares, atendendo a produtores de arroz e soja.

O grande diferencial desse projeto foi unir as técnicas de aerofotogrametria e batimetria monofeixe, para produzir um modelo digital de elevação (MDE) contínuo abrangendo a área seca e molhada do lago.

Para tanto, Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim e o NEPE-HidroSedi, respectivamente estruturas administrativa e de pesquisa da Universidade Federal de Pelotas, elaboraram o levantamento aerofotogramétrico e batimétrico do Reservatório da Barragem AUD para que a gestão responsável pelo perímetro irrigado do Arroio Duro tenham suporte de informações que permita planejar a irrigação para seu quadro de associados, que atualmente conta com 400 produtores de arroz localizados na abrangência do Perímetro Irrigado.

 

Em anexo, o material resultante deste trabalho.

 

Relatório Técnico I – Levantamento batimétrico do reservatório da Barragem AUD

Mapa ORTOFOTO com 7cm de resolução espacial

 

Para mais detalhes, consulte-nos.