O NEPE HidroSedi realizou na quinta-feira passada(26) uma operação no Canal do São Gonçalo, numa seção em frente ao Anglo da UFPel, em conjunto com o núcleo de Oceanografia Física do IO – Instituto de Oceanografia da FURG. Essa ação mobilizou técnicos e acadêmicos de graduação e de pós-graduação do Grupo HidroSedi da UFPel e técnicos da FURG empregando, para tanto embarcações no apoio a operação, lancha Rhima da Engenharia Hídrica e Lancha Larus da Furg, permitindo uma efetiva avaliação e, por conseguinte retirada de um ADCP que estava instalado no leito do São Gonçalo, que se encontrava adernado, empregado no monitoramento de fluxos e vazão do canal. Essa ação também foi apoiada por serviço de mergulhadores que possibilitou planejar a retirada do equipamento sem causar avariar, já que são equipamentos de alta tecnologia e elevados custos.
Conforme o professor Gilberto Loguercio Collares, coordenador do NEPE-HidriSedi da UFPel, a expectativa é que o equipamento seja recolocado em 15 dias, após ajustes nas estruturas e cabeamentos, para ser novamente posicionado no canal e volte a operar para a obtenção de dados, importantes para diagnosticar a hidrodinâmica do Canal, importante curso d’água da bacia hidrográfica da bacia mirim São Gonçalo, em especial nos período de crescentes cheias, níveis e vazões, em função das chuvas.
Esse controle das velocidades de fluxo das águas do São Gonçalo faz parte de amplo projeto Monitoramento da Bacia Hidrográfica Mirim-São Gonçalo, desenvolvido em conjunto pela UFPel e pela FURG. Pela FURG, Laboratório de Oceanografia Física do IO, coordenado pelo professor Osmar Möller.